Objeto colado, objeto encontrado:

As invenções da reescrita

Autores

  • Serge Margel Universidade de Neuchâtel

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27805

Palavras-chave:

colagem, montagem, objeto, reescrita, surrealista

Resumo

A prática da colagem inventa um novo tipo de objeto e desenvolve um novo procedimento de reescrita artística. Com a montagem, ela representa um momento determinante na constituição das novas mídias artísticas no início do século XX. Por um lado, a colagem diz respeito a uma prática concreta, sobretudo desenvolvida pelos cubistas, como Braque e Picasso; por outro lado, desempenha o papel de esquema conceitual atravessando as artes. Ela não somente permite definir a especificidade das práticas cubistas em sua autonomia, diferenciando-as, portanto, de outras práticas, como trata-se também de um procedimento que nos possibilita elaborar uma transversalidade das práticas, literárias ou cinematográficas, sem reincidir na questão clássica de uma mistura dos gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serge Margel, Universidade de Neuchâtel

É filósofo, crítico literário e teórico do cinema. É professor da Universidade de Neuchâtel (Suíça) e é atualmente professor convidado da Universidade de Brasília. Em 2018, codirigiu o livro Montage. Une anthologie (1913-2018), Genebra, Mamco-Head.

Referências

ADORNO, Théodore. "Le surréalisme : une étude rétrospective". In: Notes sur la littérature. Traduzido do alemão por Sibylle Muller. Paris: Champs Flammarion, 1984.

ADORNO, Théodore. Théorie esthétique. Traduzido do alemão por Marc Jimenez. Paris: Klincksieck, 1982.

APOLLINAIRE, Guillaume. Les peintres cubistes. Méditations esthétiques. Genève: Éditions Pierre Cailler, 1950.

APOLLINAIRE, Guillaume. "Zone". In: Œuvres poétiques. Texto organizado e anotado por Marcel Adéma e Michel Decaudin. Paris: Gallimard, 1959.

APOLLINAIRE, Guillaume. "Simultanisme-libretisme". In: Œuvres en prose complètes, II. Edição organizada por Pierre Caizergues e Michel Décaudin. Paris: Gallimard, 1991a.

APOLLINAIRE, Guillaume. "Chroniques d’art (1902-1918)". In: Œuvres en prose complètes, II. Edição organizada por Pierre Caizergues e Michel Décaudin. Paris: Gallimard, 1991b.

ARAGON, Louis. "L’ombre de l’Inventeur". In: La Révolution surréaliste, Numero 1, dezembro 1924.

BENJAMIN, Walter. "Le surréalisme. Le dernier instantané de l’intelligentsia européenne" (1929). In: Œuvres II. Traduzido do alemão por Maurice de Gandillac, Rainer Rochlitz e Pierre Rusch. Paris: Gallimard, 2000.

BOIFFARD, Jacques-André & ÉLUARD, Paul & VITRAC, René. "Préface". In: La Révolution surréaliste, Numero 1, dezembro 1924.

BRETON, André. "Situation surréaliste de l’objet". In: Position politique du surréalisme. Paris: Denoël/Gonthier, 1972.

BRETON, André. "Les Pas perdus". In: Œuvres complètes, I. Edição organizada por Marguerite Bonnet. Paris: Gallimard, 1988.

BRETON, André. "Crise de l’objet" (1936). In: Œuvres complètes, IV (Écrits sur l’art et autres textes). Edições de Marguerite Bonnet, publicada, para este volume, sob a direção de Etienne-Alain Hubert. Paris: Gallimard, 2008, p.681-688.

BRETON, André & ELUARD, Paul. Dictionnaire abrégé du Surréalisme. Paris: José Corti, 1989.

DÉCAUDIN, Michel (org.). Guillaume Apollinaire, 7, 1918-1968. Paris: Lettres Modernes Minard, 1968.

FRIED, Michael. "Art et objectité". In: Contre la théâtralité. Du minimalisme à la photographie contemporaine. Traduzido do inglês por Fabienne Durand-Bogaert. Paris: Gallimard, 1998.

GUIGON, Emmanuel & SEBBAG, Georges. Sur l’objet surréaliste. Dijon: Les Presses du réel, 2013.

JUDD, Donald. Écrits 1963-1990. Traduzido do inglês por Annie Perez. Paris: Daniel Lelong Editeur, 1991.

KRAUSS, Rosalind. "Ballets mécaniques : lumière, mouvement, théâtre". In: Passages. Une histoire de la sculpture de Rodin à Smithson. Traduzido do inglês por Claire Brunet. Paris: Macula, 1997.

PAWLOWSKI, Gaston de. Voyage au Pays de la quatrième dimension. Ilustrações de L. Sarluis. Paris: E. Fasquelle, 1923.

REVERDY, Pierre. "L’Image". In: Revue Nord-Sud, Numero 13, março 1918. Retomado in: Nord-Sud. Self Defence et autres écrits sur l’art et la poésie (1917-1926). Paris: Flammarion, 1975, p.73-74.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Margel, S. (2021). Objeto colado, objeto encontrado: : As invenções da reescrita. Revista Eco-Pós, 24(3), 11–34. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27805