Objeto colado, objeto encontrado:

As invenções da reescrita

Autores

  • Serge Margel Universidade de Neuchâtel

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27805

Palavras-chave:

colagem, montagem, objeto, reescrita, surrealista

Resumo

A prática da colagem inventa um novo tipo de objeto e desenvolve um novo procedimento de reescrita artística. Com a montagem, ela representa um momento determinante na constituição das novas mídias artísticas no início do século XX. Por um lado, a colagem diz respeito a uma prática concreta, sobretudo desenvolvida pelos cubistas, como Braque e Picasso; por outro lado, desempenha o papel de esquema conceitual atravessando as artes. Ela não somente permite definir a especificidade das práticas cubistas em sua autonomia, diferenciando-as, portanto, de outras práticas, como trata-se também de um procedimento que nos possibilita elaborar uma transversalidade das práticas, literárias ou cinematográficas, sem reincidir na questão clássica de uma mistura dos gêneros.

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Biografia do Autor

Serge Margel, Universidade de Neuchâtel

É filósofo, crítico literário e teórico do cinema. É professor da Universidade de Neuchâtel (Suíça) e é atualmente professor convidado da Universidade de Brasília. Em 2018, codirigiu o livro Montage. Une anthologie (1913-2018), Genebra, Mamco-Head.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

Margel, S. (2021). Objeto colado, objeto encontrado: : As invenções da reescrita. Revista Eco-Pós, 24(3), 11–34. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27805