"Não sou eu quem está falando"

A retórica de autoridade em vlogs da Direita brasileira no YouTube sobre a vacina contra a COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27707

Palavras-chave:

YouTube, Retórica, COVID-19, Comunicação Política, Internet e Política

Resumo

Resumo: O artigo realiza uma análise do uso da estratégia argumentativa de autoridade em vlogs publicados no YouTube por produtores de conteúdo conservadores do Brasil. A partir do contexto pré-vacinação contra a COVID-19 no país, entre os meses de outubro de 2020 e janeiro de 2021, identificou-se a partir dos preceitos da Retórica a utilização tanto de argumentos de autoridade para reforçar um posicionamento quanto os de desvalorização de opositor — os ad hominen — em 26 vídeos de 13 canais diferentes. Para obtenção de dados sistematizados, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a chamada Nova Direita traz algumas características em comum, como a necessidade de identificar e desqualificar um adversário e a alta valorização da autoridade autoatribuída, ou seja, conferida ao próprio youtuber. Por outro lado, o corpus revela-se difuso no formato de colocação de ideias e na organização de seus argumentos, inclusive com discursos contrários às ações do Governo Federal.

Palavras-chave: YouTube; Retórica; COVID-19; Argumento de autoridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Cesar Monastier Kleina, UFPR

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR).

Rafael Cardoso Sampaio, UFPR

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Cesar Monastier Kleina, N., & Cardoso Sampaio, R. (2021). "Não sou eu quem está falando": A retórica de autoridade em vlogs da Direita brasileira no YouTube sobre a vacina contra a COVID-19. Revista Eco-Pós, 24(2), 175–200. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27707