As dimensões políticas da reflexividade épica em O Enforcamento

Autores

  • Pedro Maciel Guimarães Unicamp
  • Pedro Tinen Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27635

Resumo

Este artigo examina a maneira com que O Enforcamento (Nagisa Oshima, 1968) emprega a reflexividade crítica e técnicas de anti-ilusionismo, componente do projeto político particular à geração sessentista do cinema moderno japonês, como instrumentos integrantes à formulação do pensamento historiográfico da noção de um ‘cinema nacional' japonês. Busca-se entender a diferença entre os regimes “representacionais” e “apresentacionais”, presentes na história das formas artísticas, e como o cinema japonês, por sua relação direta com a prática teatral daquele país, estabelece relações diretas com o regime apresentativo, sendo uma exceção na historiografia do cinema mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Maciel Guimarães, Unicamp

Professor do Departamento de Cinema e do Programa de pós-graduação em Multimeios (Unicamp)

Pedro Tinen, Unicamp

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp

Referências

ANDERSON, Joseph & RICHIE, Donald. "Traditional Theater and the Film in Japan". Film Quarterly, v.12, n. 1, 1958.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

BURCH, Noel. To the distant observer: form and meaning in the Japanese cinema. Berkeley: University of California Press, 1979.

EIJI, Oguma. "Japan's 1968: A Collective Reaction to Rapid Economic Growth in an Age of Turmoil". The Asia-Pacific Journal, v.13, n. 1, 2015.

GEROW, Aaron. Visions of Japanese Modernity: articulations of cinema, nation and spectatorship, 1895-1925. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 2010.

KNEE, Adam. "Criminality, Eroticism and Oshima". Wide Angle, v. 9, n. 2, 1987.

NAGIB, Lúcia. Nascido das cinzas: autor e sujeito nos filmes de Oshima. São Paulo: EDUSP, 1995.

_______. World Cinema and the Ethics of Realism. Nova Iorque: Continuum, 2011.

NOWELL-SMITH, Geoffrey. Making waves: new cinemas of the 1960s. Nova Iorque, Londres: Continuum, 2008.

NYGREN, Scott. Time Frames: Japanese Cinema and the Unfolding of History. Minneapolis, Londres: Univesity of Minnesota Press: 2007.

OSHIMA, Nagisa. "Situation et Sujet du Cinéma Japonais". Positif n. 143, 1972: 29-47.

________ . Cinema, censorship, and the state: the writings of Nagisa Oshima, 1956-1978. Edição e introdução de Annette Michaelson. Cambridge: MIT, 1992.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2008.

TURIM, M. The Films of Nagisa Oshima: images of a Japanese iconoclast. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 1998.

YOSHIMOTO, M. "The Difficulty of Being Radical: The Discipline of Film Studies and the Postcolonial World Order". In: MIYOSHI, Masao & HAROOTUNIAN, Harry (ed.). Japan in the World. Durham, Nova Iorque: Duke University Press, 1993, pp 338-354.

MERRY CHRISTMAS MR. LAWRENCE (Furyo: Em Nome da Honra). Nagisa Oshima, Reino Unido/Nova Zelândia/Japão, 1983.

Downloads

Publicado

21-11-2020

Como Citar

Guimarães, P. M., & Tinen, P. (2020). As dimensões políticas da reflexividade épica em O Enforcamento. Revista Eco-Pós, 23(2), 305–329. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27635

Edição

Seção

Perspectivas