Racionais Mcs, Indústria cultural, mercadoria e periferia

Autores

  • Luciane Soares da Silva UENF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.27449

Resumo

Entre as interpretações contemporâneas sobre a existência de um estilo juvenil, um dos principais demarcadores de seu comportamento é a forma de consumo nas grandes cidades. A música, principalmente após a década de 50, marca este estilo e insere determinadas formas de adesão a mercadorias (jeans, motos, bebidas, cigarros). Esta pesquisa aplica a técnica da análise de conteúdo sobre 16 letras de banda de rap Racionais Mcs propondo a problematização destes demarcadores de consumo também presentes na indústria fonográfica estadunidense. A crítica social acompanhada do desejo pela posse de bens exige uma análise sobre categorias centrais à sociologia contemporânea como alienação, conflito social e cultura globalizada. É possível classificar/compreender esta geração a partir da exibição de determinado gosto por objetos? O referencial teórico para esta pesquisa partirá dos estudos culturais, dos trabalhos da escola de Frankfurt, especialmente as discussões de T. Adorno sobre arte e técnica, e da discussão de Peter McLaren sobre “multiculturalismo revolucionário” para pensar a relação entre música, política e consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Soares da Silva, UENF

Luciane Soares da Silva.natural de Porto Alegre, professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, concluiu mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa sobre a lei anti-racismo e seus impactos no Rio Grande do Sul (1998-2001). Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa de doutorado " Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicas e práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro". Principais interesses de pesquisa: racismo, pensamento social brasileiro e cultura urbana contemporânea.Atualmente é presidente da Associação de Docentes da UENF e chefe de laboratório do LESCE (Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado). É vice presidente da ADUENF e coordena o Núcleo de Estudos Cidade Cultura e Conflito (NUC

Referências

BOURDIEU, Pierre, Poder Simbólico, Difel, Lisboa, 1989

CAMARGOS, Roberto, Rap e Política, Percepções da vida social brasileira, Boitempo, São Paulo, 2015.

CEVASCO, Maria Elisa, Dez lições sobre estudos culturais, Boitempo, São Paulo, 2003

DAYRELL, Juarez. A música entra em cena. O rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte, UFMG, 2005.

DIÓGENES, Glória, Cartografias da Cultura e da Violência, gangues, galeras e movimento hip-hop, Annablume, São Paulo, 1998

DUARTE, Rodrigo, Teoria Crítica da Indústria Cultural, Editoria da UFMG, Belo Horizonte, 2003.

GOLDMANN, Lucien, Sociologia do Romance, Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1967.

HERSCHMANN, Micael, O funk e o hip-hop invadem a cena, Editora da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro

HOBSBAWM, Eric Bandidos/ E.J Hobsbawn, Rio de Janeiro, Ed. Forense-Universitária,1975.

LOPES, Adriana Cavalho. Funk-se quem quiser. No batidão negro da cidade carioca. Campinas, IEL, Unicamp, 2010 (tese de doutorado)

MCLAREN, Peter (2000), Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio, Porto Alegre, Artes Médicas Sul.

MORELLI, Rita de Cássia Lahoz, O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional popular a segmentação contemporânea. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n 16, p 87-101, jan-jun, 2008.

NAVES, Santuza Cambrais, DINIZ, Júlio César Valladão, GIUMBELLI, Emerson (orgs);Leituras sobre música popular, reflexões sobre sonoridade e cultura, 7 Letras, Rio de Janeiro, 2008.

SANDRONI, Carlos, O mangue e o mundo, notas sobre a globalização musical em Pernambuco, Claves, n 7 maio de 2009.

SILVA, Luciane. Soares. da, Funk para Além da Festa: um estudo sobre disputas simbólicas e práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro, tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

THOMPSON, Edward. P., Costumes em Comum, Estudos sobre cultura Popular Tradicional, Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

08-08-2020

Como Citar

Silva, L. S. da. (2020). Racionais Mcs, Indústria cultural, mercadoria e periferia. Revista Eco-Pós, 23(1), 266–291. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.27449