Contemos melhores histórias no caos: Grossberg e a análise conjuntural da vitória de Trump em 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27286

Resumo

A presente resenha tem como objetivo discutir o livro Under the cover of the Chaos: Trump and the Battle for the American Right, escrito por Lawrence Grossberg, professor do departamento de Comunicação da Universidade da Carolina do Norte. Nele, o autor realiza uma análise conjuntural dos Estados Unidos partindo da vitória de Trump, evidenciando afetos e disputas que se articulam a várias formações de direita naquele país. Por fim, Grossberg propõe que contemos melhores histórias, explicitando a existência de distintas temporalidades em torno dessas direitas e a necessidade de uma ação política que considere o lugar da imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira, Programa de Pós-Gradução em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom-UFBA)

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA), com período de doutorado-sanduíche na Sorbonne-Nouvelle (Paris 3). Pesquisador associado ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA).

Referências

Livro resenhado: GROSSBERG, Lawrence. Under the cover of chaos: Trump and the Battle for the American Right. 2018. Londres: Pluto Press.

GOMES, Itania. Raymond Williams e a hipótese cultural da Estrutura de Sentimento. In: JANOTTI, Jr., Jéder; GOMES, Itania Maria Mota. Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: EDUFBA, 2011.

GROSSBERG, Lawrence. Cultural Studies in the Future Tense. Durham: Duke University Press, 2010.

GROSSBERG, Lawrence. We Gotta Get Out of This Place: Popular Conservatism and Postmodern Culture. Londres: Routledge, 1992.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura (Trad. de Waltensir Dutra). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, [1971]1979.

Downloads

Publicado

21-11-2020

Como Citar

Ferreira, T. (2020). Contemos melhores histórias no caos: Grossberg e a análise conjuntural da vitória de Trump em 2016. Revista Eco-Pós, 23(2), 381–387. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27286