Sobre fé e notícias: identificando traços religiosos no fluxo planejado do Jornal da Record

Autores

  • Carlos Eduardo Marquioni UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.2694

Resumo

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) detém, desde a década de 1990, o controle acionário da TV Record. Após veiculação inicial de programação primordialmente religiosa, a partir de 2006 a emissora adotou uma grade mais comercial e um padrão tácito inspirado na concorrente Rede Globo: a iniciativa sugere interesse no aumento de audiência pela Record (particularmente almejando o público da Globo). Neste artigo é analisada, com uso de dados empíricos, a estreita relação que parece ser possível traçar entre o público da emissora e os fiéis seguidores da IURD, ultrapassando a competição por audiência entre emissoras. A veiculação de conteúdo que remete à doutrina da IURD, mesmo em telejornal, permite inferir “estratégia” potencial para aumento do número de fiéis da igreja a partir do estabelecimento de identidade cultural por meio de sua emissora de TV.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marquioni, UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Docente do programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutor em Comunicação e Linguagens pela UTP/PR, é membro do grupo de pesquisa Interações comunicacionais, imagens e culturas digitais (INCOM) na UTP e participante do GP Televisão e Vídeo do Intercom. E-mail: cemarquioni@uol.com.br.

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Publicado

14-09-2017

Como Citar

Marquioni, C. E. (2017). Sobre fé e notícias: identificando traços religiosos no fluxo planejado do Jornal da Record. Revista Eco-Pós, 20(2), 295–315. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.2694

Edição

Seção

Perspectivas