Do ator à criatura cinematográfica: notas sobre Le magique et le vrai : l’acteur de cinéma, sujet et objet, de Christian Viviani
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.26397Resumo
A presente resenha propõe fazer uma breve apreciação do livro Le magique et le vrai: l’acteur de cinéma, sujet et objet, do pesquisador francês Christian Viviani. Publicada em 2015, a obra apresenta um amplo panorama dos estudos atorais, discutindo a herança teatral do ator de cinema e as imbricações resultantes da relação entre as especificidades da linguagem cinematográfica e a criação atoral. Ricamente ilustrado por análises de sequências originárias de diversas cinematografias, o livro traz também uma seção dedicada ao jogo atoral no cinema indiano. Ainda que mencione superficialmente alguns pontos caros aos estudos atorais, a obra, de caráter quase enciclopédico, é bem sucedida ao se inserir numa tradição recente da pesquisa científica nesse campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.