Privacidade e Regulamentação do Marco Civil da Internet: registros e preocupações

Autores

  • Rogério Christofoletti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2150

Resumo

Este artigo apresenta preocupações sobre a manutenção da privacidade de usuários e jornalistas depois da aprovação do Marco Civil da Internet, em abril de 2014. Esta lei garante a privacidade dos dados de navegação e do uso de aplicações? Diante de gigantes como Google e Facebook, que recolhem e manipulam grandes quantidades de informação pessoal, é possível uma internet sem violações de privacidade? Para responder, vamos discutir o Marco Civil sob os pontos de vista ético e legal. Ainda que a nova legislação esteja restrita ao Brasil, entendemos que o marco regulatório pode contagiar outros países a produzir mecanismos semelhantes para garantir os direitos civis no âmbito da internet. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de produtividade do CNPq e um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Referências

..

Downloads

Publicado

28-12-2015

Como Citar

Christofoletti, R. (2015). Privacidade e Regulamentação do Marco Civil da Internet: registros e preocupações. Revista Eco-Pós, 18(3), 213–229. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2150

Edição

Seção

Perspectivas