Da Cidade-espetáculo à Cidade-mercadoria: a comunicação urbana e a construção da marca RIO

Autores

  • Ricardo Freitas

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.14473

Resumo

Neste artigo, abordamos a interface entre a comunicação e a cidade a partir de dois panoramas relacionados ao consumo. Em ambos, utilizaremos a cidade do Rio de Janeiro e alguns de seus eventos mais emblemáticos como campo de ilustrações. No primeiro panorama, trabalhamos com a noção de cidade-espetáculo, na qual a cidade foi vitrine e palco de manifestações artísticas, culturais e arquitetônicas que a promoveram no início do século XX, inserindo o Rio de Janeiro e o Brasil no mundo pré-globalização. No segundo, elegemos o conceito de cidade-mercadoria para discutirmos as estratégias dos administradores públicos que entendem as metrópoles como produto, intensificando o turismo por meio de megaeventos no início do século XXI.

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Publicado

18-12-2017

Como Citar

Freitas, R. (2017). Da Cidade-espetáculo à Cidade-mercadoria: a comunicação urbana e a construção da marca RIO. Revista Eco-Pós, 20(3), 49–65. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.14473