O escândalo da homofobia: imagens de vítimas e sobreviventes
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i1.1285Resumo
Neste ensaio, analiso as imagens da homofobia em veículos de notícias no Brasil. As histórias de vítimas e sobreviventes que recuperei no formato de notícias são como uma antologia de existências comuns que o poder transformou em personagens públicos e de luto coletivo. Procuro mostrar como três regimes hegemônicos de enquadramento da violência homofóbica transitam pelas notícias: morte, ferida e luto são indícios que buscam na sexualidade, no corpo e no afeto as provas da homofobia. Minha tese é de que as imagens são como testemunhos visuais da realidade da homofobia. Se há uma política da verdade em curso nesses testemunhos, há também uma demanda ética pelo reconhecimento da violência homofóbica no Brasil.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.