O “fato jornalístico” como conceito crucial no Jornalismo e suas imbricações com “fato histórico” e “fato social”

Autores

  • Hérica Lene Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1248

Resumo

Este artigo tem como objetivo central discutir o conceito polissêmico de fato -- crucial no Jornalismo --, e as suas classificações em social, histórico e jornalístico, entendendo a Comunicação como um campo em interação permanente com outros campos do saber. Refletir sobre esse termo é pertinente como suporte teórico e metodológico no desenvolvimento de estudos sobre história dos meios de comunicação ou das mídias. A opção metodológica foi levantamento bibliográfico acerta do conceito "fato". Entre os aportes teóricos mais importantes nesta reflexão, estão as abordagens: de Émile Durkheim, Robert Park (1940), Muniz Sodré (1996; 2009), Ana Paula Goulart Ribeiro (2003), Liriam Sponholz (2009) e Fabiane Moreira (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hérica Lene, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2009), mestre em Comunicação pela UFF (2004) e professora do curso de Comunicação da UFRB

Referências

AGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. São Paulo: Summus, 1995, 2ª edição.

BAHIA, Juarez. Dicionário de Jornalismo século XX. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.

BARBOSA, Marialva. O acontecimento contemporâneo e a questão da ruptura. Semiosfera -- revista de Comunicação e Cultura, Ano 2, nº 1, maio de 2002.

_________________.Jornalistas, “senhores da memória”.Trabalho apresentando no Núcleo de Pesquisa de Jornalismo, do IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. In: ANAIS do Intercom 2004 -XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Porto Alegre -- PUC do Rio Grande do Sul, 30de agosto a 3 de setembro.

_________________.Jornalismo e a construção de uma memória para sua história. In: BRAGANÇA, Aníbal & MOREIRA, Sônia Virgínia (org.).Comunicação, acontecimento e memória.São Paulo: Intercom, 2004a, p.102-111.

____________________.O que a história pode legar aos estudos de jornalismo. In:Contracampo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFF, Niterói 1º sem. 2005b, n. 12, pp. 51-63.

BIRD, S. Elizabeth & Dardenne, Robert W. “Mito, registro e „estórias‟: explorando as qualidades narrativas das notícias”. In Traquina, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1993, p. 263-277.

CARVALHO, Alfredo de; TORRES, João Nepomuceno. Anais da imprensa da Bahia.2.ed. Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, 2007.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico.São Paulo: Martin Claret, 2003.

QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. 2ª Ed. rev. amp.-- Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (p. 60-96)

MOREIRA, Fabiane Barbosa. Fato jornalístico e fato social. Porto Alegre:Revista em Questão, v.10, n.2, p.275-285, julho/dezembro de 2004.

PARK, Robert E. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo da sociologia do conhecimento. Reproduzido da The American Journal of Sociology, 1940, Universidade de Chigaco.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. A mídia e o lugar da história. In: HERSCHMANN,Carlos & PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Mídia, memória e celebridades -- estratégias narrativas em contextos de altas visibilidades. Rio de Janeiro: E-Papers, 2003, p.87-111.

RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In:TRAQUINA, Nelson (org.),Jornalismo, questões, teorias e “estórias”.Lisboa: Veja, 1993, p. 27-33.

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2009.

_____________.Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos.Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1996.

SOMAIYA, Ravi & KAUFMAN, Leslie. Verdade dos fatos se perde no conteúdo viral da web. In: The New York Times - International Week, encartado no jornal A Tarde (BA) de 10 de fevereiro de 2014.

SPONHOLZ, Liriam. O que é mesmo um fato? Conceitos e suas consequências para o jornalismo. Revista Galáxia, São Paulo, n.18, p.56-69, dez. 2009.

SCHUDSON, Michael. Descobrindo a notícia: uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Tradução de Denise Jardim Duarte. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010 (Coleção Clássicos da Comunicação).

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade -- uma teoria social da mídia. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Vol. 1. Florianópolis: Insular, 2005, 2ª edição.

Downloads

Publicado

04-11-2014

Como Citar

Lene, H. (2014). O “fato jornalístico” como conceito crucial no Jornalismo e suas imbricações com “fato histórico” e “fato social”. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1248