O OLHAR DE UM INTELECTUAL NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA ARGENTINA: o retorno de Osvaldo Bayer através do filme Cuarentena: Exilio y regresso

Autores

  • Paola Margulis Universidad Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v16i2.1187

Resumo

O presente trabalho se propõe a abordar alguns aspectos específicos da transição democrática argentina, a partir do olhar crítico do intelectual Osvaldo Bayer, apresentado através do filme Cuarentena: Exílio y Regresso (Carlos Echeverría, 1983). Dito documental, acompanha e registra o retorno de Bayer ao país, logo após seu exílio na Alemanha durante os anos de ditadura (1976-1983). As tensões que se articulam a partir da olhar do intelectual exilado oferecem uma entrada privilegiada para analisar algumas problemáticas próprias do período: a revisão dos horrores de um passado que deixaria marcas no futuro do país e a “promessa democrática”, ligada à possibilidade de se fazer justiça sobre os crimes de lesão à humanidade e ao terrorismo do Estado. O ocorrido é mostrado pelas imagens de registro, correspondentes a um momento breve e excepcional da história argentina -- quando se testemunhou a reincorporação da vida partidária ainda em tempos de ditadura -- o que permite uma reflexão a respeito do processo de reconstrução da esfera pública argentina logo após a ditadura, problematizando as dificuldades para situar novamente a figura do intelectual neste contexto de mudanças.

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Como Citar

Margulis, P. (2014). O OLHAR DE UM INTELECTUAL NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA ARGENTINA: o retorno de Osvaldo Bayer através do filme Cuarentena: Exilio y regresso. Revista Eco-Pós, 16(2), 46–59. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v16i2.1187