Fantasia e fetiche: consumindo o Brasil na Inglaterra

Autores

  • Lorraine Leu

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v7i2.1117

Resumo

Nos meses recentes, os consumidores ingleses foram bombardeados pelas agências de publicidade com imagens do Brasil. Comerciais de televisão sobre carros, banco, batata chips, desodorantes, xampu e móveis, traduzem as especificidades da sociedade e da cultura brasileira, em sinais visuais e auditivos de fácil compreensão por parte dos consumidores ingleses. Nas ruas nobres da cidade, as lojas de moda estão oferecendo camisetas, suéteres e roupas esportivas em cores brasileiras. A bandeira brasileira é atualmente exibida com destaque, próximo às caixas registradoras nas filiais da loja de roupa H&M (cuja coleção de verão foi fotografada com modelos brasileiras pousando nas praias da Zona Sul do Rio). Um artigo no “Sunday Times”
(11/04/2004), comentando a mania atual por tudo que é brasileiro, resumiu convenientemente e reforçou todos os estereótipos associados ao Brasil no imaginário britânico, adicionando algumas observações importantes sobre o estilo de vida brasileiro, para instrução dos leitores (por exemplo, o fascínio dos homens brasileiros pelas bundas das mulheres). Segundo o artigo: “Brasil é o ‘outro': um novo mundo tropical de liberdade, musicalidade e exotismo, borbulhando de energia e promessas… A cultura brasileira também adota uma inclusão e diversidade que é altamente atrativa ao velho mundo procurando por inspiração…” Até mesmo a edição atual (16/07/2004) do sério fórum de discussão literária, o TLS (Suplemento Literário Times), tem na sua capa uma fotografia de uma impressionante brasileira negra vestida de biquíni branco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-06-2009

Como Citar

Leu, L. (2009). Fantasia e fetiche: consumindo o Brasil na Inglaterra. Revista Eco-Pós, 7(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v7i2.1117

Edição

Seção

Nota de Conjuntura