Mídia, consumo e violência

Autores

  • Vitor Iório

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i2.1082

Resumo

Traficante invade a maior favela da América Latina; guerra na Zona Sul carioca. Rebelião em presídio leva detentos a decapitar companheiros de cela. Bandidos fecham a Linha Vermelha e provocam tiroteio. Episódios de violência criminal diariamente são destaques no jornalismo brasileiro e se desdobram em imagens, opiniões, pesquisas e estatísticas. Além de responderem pela elevação automática dos índices de audiência, promovendo espetáculos dramáticos de alto retorno comercial, a exposição midiática destes crimes ainda serve para legitimar a existência dos aparelhos repressivos do Estado, que imediatamente se apresentam para anunciar o reaparelhamento da polícia, a alocação de novos recursos no setor de segurança pública e a configuração de uma imagem nova da força policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-02-2009

Como Citar

Iório, V. (2009). Mídia, consumo e violência. Revista Eco-Pós, 9(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i2.1082