Presente que irrompe - Fotogenia e Montagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10523

Resumo

Passeio Público é um curta feito com as sobras de um filme de Alberto Botelho de 1924. O ensaio discute o método de montagem que favoreceu olhar para as imagens não somente como janela para outro tempo e espaço históricos, mas como imagem. Nesse percurso, a relação entre fotogenia e retomada emergiu vivamente, assim como as perguntas: o que podemos realizar com esses restos de imagem? Como retomar material tão distante no tempo? Que escolhas e implicações estão em jogo nesse gesto? A resposta a essas questões sugere que a montagem como método suscita a qualidade fotogênica do material retomado. Tal abordagem favoreceu usar imagens do passado para falar do presente e ainda redescobrir suas latências. 

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Biografia do Autor

Andréa França Martins, Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC-Rio

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq.

Nicholas Andueza, PUC-Rio

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio em 2016.

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Publicado

14-09-2017

Como Citar

França Martins, A., & Andueza, N. (2017). Presente que irrompe - Fotogenia e Montagem. Revista Eco-Pós, 20(2), 145–160. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10523